Descubra os sabores, cores e encantos da Amazônia em uma viagem em grupo que une história, natureza exuberante e experiências autênticas. Neste roteiro de 10 dias, você vai explorar a vibrante Belém, mergulhar na cultura e biodiversidade da Ilha de Marajó e relaxar nas praias de rio de Alter do Chão, conhecida como o “Caribe Amazônico”. Tudo isso com companhia agradável, conforto, segurança e acompanhamento especializado.
Após o café da manhã, sairemos por volta das 8h30 para explorar os Encantos do Pará, começando com uma leve caminhada pelo Parque Naturalístico Mangal das Garças.
Em seguida, visitaremos o tradicional Mercado do Ver-o-Peso, verdadeiro símbolo histórico, econômico e cultural do Pará, onde conheceremos frutas regionais, ervas amazônicas, o Solar da Beira e o Mercado de Peixe.
Seguimos então para o centro histórico, no Complexo Feliz Lusitânia, marco inicial da cidade de Belém, onde estão o Forte do Presépio e a Casa das Onze Janelas, além da imponente Catedral da Sé e a Igreja de Santo Alexandre.
Após o café da manhã, seguiremos em traslado até o Terminal Hidroviário de Belém, de onde partiremos rumo à encantadora Ilha de Marajó. A travessia fluvial regular tem duração aproximada de 2 horas.
Durante o trajeto, navegamos pelo estuário do Rio Amazonas, cruzando a região insular de Belém, passando pela Baía de Marajó até chegarmos a Soure, onde nos hospedaremos.
Almoço incluso.
À tarde, faremos um city tour panorâmico para conhecer os principais pontos de Soure, como a Orla da Cidade, o centro comercial, a Igreja Matriz, o Mercado Municipal e as amplas ruas arborizadas com frondosas mangueiras.
Depois, visitaremos uma fazenda turística dedicada à criação de búfalos, símbolo da região. Além de aprender sobre esses impressionantes animais, poderemos montar em um búfalo e degustar iguarias marajoaras autênticas.
Retorno à pousada no final da tarde.
Após o café da manhã, iniciaremos o dia com passeios que revelam a beleza natural e cultural da região:
Praia do Pesqueiro – Banhada por águas de rio e mar, é uma das praias mais belas do Marajó. Com redes instaladas sob sombreiros de palha, o local é perfeito para um descanso relaxante.
Em seguida, faremos uma breve visita à comunidade extrativista da Vila de Pesqueiro, situada dentro da Reserva Extrativista Marinha de Soure, uma importante Unidade de Conservação Federal.
Igarapé do Céu – Um passeio em canoa regional por um braço de rio cercado por manguezais nativos, coqueirais e rica vida silvestre, onde é possível observar garças, guarás, saracuras, o pavãozinho-do-Pará, além de macacos, capivaras e até camaleões.
Comunidade do Céu – Almoço nesse vilarejo pitoresco, conhecido pelas casas coloridas em palafitas e pela simplicidade acolhedora dos moradores.
Praia do Céu – Considerada pelo jornal Folha de S. Paulo como o “paraíso dos fotógrafos”, encanta com seu visual de coqueiros à beira-mar. Seguiremos em caminhada até Caju-Úna, uma comunidade tradicional nativa.
Encerramos o passeio em uma praia tranquila, ideal para um banho revigorante nas águas misturadas do rio com o mar.
Retorno à pousada no final da tarde.
Após o café da manhã, partiremos para experiências que conectam arte, cultura ancestral e natureza marajoara:
Instituição Caruanãs do Marajó – Um espaço de energia vibrante, que abriga uma escola e um centro de produção de cerâmica marajoara em meio à floresta. Com foco na preservação ambiental e valorização dos saberes locais, o projeto foi fundado por Zeneida Lima, a última Pajé cabocla do Marajó, cuja história inspirou o filme Encantados. Uma vivência intensa de história, tradição e espiritualidade amazônica.
Observação: se a visita ocorrer em segunda, quinta ou sábado, haverá opção de curtir à noite uma apresentação de carimbó, tradicional dança regional. Valor: R$ 35,00 por pessoa (preço sujeito a alteração sem aviso prévio)
Hoje saíremos bem cedo da Ilha de Marajó para embarcar na travessia de retorno a Belém.
Ao chegarmos ao porto de Belém, seguiremos em traslado direto ao aeroporto para o voo com destino a Santarém.
Na chegada, nossa equipe local estará nos aguardando para o deslocamento terrestre de aproximadamente 1 hora até Alter do Chão, onde faremos nossa acomodação.
Após o café da manhã, partimos para a visita à comunidade de Jamaraquá, situada dentro da Floresta Nacional do Tapajós (ICMBio). A comunidade integra um projeto voltado ao manejo florestal sustentável na Amazônia e oferece uma imersão na rotina das populações ribeirinhas tradicionais. Antes dedicada à produção de farinha de mandioca, feijão e arroz, Jamaraquá hoje sobrevive da produção de couro ecológico artesanal e do turismo de base comunitária.
Durante a visita, aprenderemos como se extrai o látex da seringueira e conheceremos a história por trás da descoberta da borracha. A partir de Jamaraquá, uma das menores comunidades da Floresta Nacional do Tapajós, iniciaremos uma caminhada pela Selva Amazônica, com duas opções de trilha: uma mais leve (cerca de 1h30) e outra mais desafiadora (em torno de 4h30). Ao longo do percurso, seremos cercados por árvores gigantes, com mais de 30 metros de altura.
Na volta, faremos o almoço em casa comunitária e, após um breve descanso, será possível realizar um passeio de canoa pelo igapó ou igarapé, conforme a estação do ano.
No retorno para Alter do Chão, faremos uma parada na Ponta do Muretá, onde aproveitaremos um refrescante banho e o encantador pôr do sol amazônico.
Retorno ao hotel.
Após o café da manhã, iniciaremos a travessia do Lago Verde, navegando por cerca de 2 horas pelos rios Tapajós e pelo Canal do Jari.
Chegaremos à Ponta do Jarí, um canal natural que conecta o Rio Tapajós, de águas claras, ao Rio Amazonas, de águas barrentas. Essa região de várzea se transforma em área alagada durante o período das cheias. Durante o trajeto, será possível avistar preguiças, macacos, iguanas, botos e uma grande diversidade de pássaros amazônicos.
Antes do almoço, faremos uma pausa para contemplar as impressionantes Vitórias-Régias, símbolo da flora amazônica.
Seguiremos então até o Restaurante Casa do Saulo, às margens do Rio Tapajós, onde desfrutaremos de um almoço regional inesquecível.
No fim da tarde, visitaremos o Lago Preto, que, apesar do nome, é conhecido por suas águas cristalinas — um convite para mais um banho revigorante de rio.
Na volta, faremos uma última parada na praia do Cururu, na expectativa de presenciar um pôr do sol deslumbrante sobre as águas.
Retorno ao hotel.
Hoje atravessaremos de barco o Lago Verde, rumo à encantadora Ilha do Amor. Um cenário perfeito para contemplar a beleza do Rio Tapajós e se refrescar em suas águas cristalinas. Ao longo da orla, você poderá saborear petiscos nas barracas de praia que ficam à beira do rio.
Para os mais aventureiros, há a opção de subir a Serra da Piraoca, em um percurso de cerca de 1h30 entre subida e descida, que oferece uma vista panorâmica deslumbrante. Após a trilha, aproveite a Praia do Amor com ainda mais encantamento.
No fim da tarde, retornaremos a Alter do Chão para viver uma noite especial: a Piracaia, um jantar à base de peixe, típico dos povos nativos, celebrado na praia, com velas, sabores autênticos e o embalo contagiante do Carimbó.
Café da manhã. Em horário apropriado, realizaremos o traslado ao aeroporto de Santarém.
Os horários de saída previstos são meia-noite e 10h da manhã.
Caso seu voo seja em outro horário, consulte-nos sobre o valor do adicional para traslados fora dos horários pré-estabelecidos.
HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES:
BELÉM
03/09 a 05/09 – Hotel Radisson
** Aptos Triplos no Radisson, apenas na categoria Luxo **
ILHA DE MARAJÓ
05/09 a 08/09 – Hotel Casarão da Amazônia
ALTER DO CHÃO
08/09 a 12/09 – Hotel Mirante da Ilha
NÃO INCLUÍDOS:
→ Gostou deste roteiro?
Preencha o formulário desta página e receba o orçamento ou nos chame no Whatsapp e tire suas dúvidas!
Autorizo o envio de comunicações, ofertas e o uso dos meus dados pessoais por nossa empresa. Para detalhes, consulte nossa política de privacidade.