Como gerenciar seu tempo sem enlouquecer
Como gerenciar seu tempo sem enlouquecer
Às vezes, é impossível realizar tudo na sua lista em um determinado dia. Haverá aqueles dias em que tudo de errado acontecerá, consumindo o nosso tempo. E quando menos perceber, ele terá passado e teremos conseguido realizar apenas parte do que havíamos planejado.
Quando falamos em tempo não estamos pensando apenas em trabalho, mas também nas questões pessoais. É preciso haver harmonia e equilíbrio entre ambos.
Responder um e-mail que fica para amanhã, a ida ao supermercado que era para ter sido mais cedo, a ligação para um familiar que esquecemos de fazer. Não faltam exemplos.
Uma dica é priorizar, nos certificar de concluir as tarefas mais importantes primeiro e programar tempo suficiente para realizá-las ao planejarmos as tarefas do dia. Parece óbvio, mas sem essa organização a chance de nos perdermos é enorme.
Mas, para isso, precisamos saber o que precisamos fazer nesse dia. Tirar um tempo pela manhã para anotar as tarefas.
Ao ver o que precisamos fazer, estaremos mais propensas a fazê-lo. Quando nos ocupamos sem nenhuma programação, tendemos a esquecer as tarefas que precisávamos realizar.
Além disso, é super importante fazermos um cronograma. Considerar quanto tempo cada tarefa deve levar para ser concluída.
Com essas informações em mente, conseguimos concluir determinadas tarefas em determinados horários durante o dia. Embora nem sempre funcione exatamente da maneira como planejamos, pelo menos teremos alguma estrutura para nortear o dia. Por isso, também é importante planejar o inesperado.
Como assim?
Mesmo que a gente tenha os melhores planos, algo pode falhar. Então, vale considerar as exceções em nossa programação para que as surpresas do dia não tire o nosso foco.
Prontas para um dia super produtivo?
Patrícia Ceola
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