Menopausa custa, e não é pouco!
Menopausa custa, e não é pouco: Mas como assim Leila? Até agora só notícia ruim!!!
Calma, que eu vou chegar nas notícias boas! Mas antes me sinto na obrigação de alertá-las sobre a verdade. E o custo da menopausa é algo que ninguém fala! Ninguém avisa que ela vai chegar e, muito menos, que ela custa.
O maior problema da mulher brasileira na menopausa não são os sintomas, o maior problema é a falta de profissionais qualificados para tratar essa mulher. Não temos programas públicos para tratar essa mulher e não temos profissionais preparados para prescrever para esta mulher.
Então a saída é a consulta, na maioria das vezes particular, o primeiro custo. Daí vem exames, medicação, suplementação (tão necessária quanto a medicação) e adoção de hábitos saudáveis que também custam. E quem não consegue fazer uma consulta tal qual merecia, atua na tentativa e erro, o que custa tão caro quanto a própria consulta e na maioria das vezes não resolve o problema.
O fato é que todo esse investimento na menopausa, contribui para que essa mulher possa passar por esta fase com mais saúde, qualidade de vida e alegria de viver e assim adentrar no envelhecimento, que aconteceria de qualquer forma, mais preparada e saudável.
Hoje todos os sintomas têm tratamento, até os mais delicados como ressecamento vaginal. E investir num sintoma como esse é investir na saúde física, mental e na saúde do relacionamento. Porém o custo ainda é muito alto para a maioria da população brasileira.
Assim sendo, é preciso entender quais sintomas são mais relevantes, quais são urgentes e agir estrategicamente na solução.
A verdade é que, essa mulher que viveu para a família, agora vai precisar se priorizar. Inclusive financeiramente. E é hora de a família contribuir. Afinal, até aqui, tudo que essa mulher fez, foi contribuir com todos que convivem com ela!
Prometo trazer notícias boas no próximo!
Leila Rodrigues
1 Comentário
[…] Menopausa custa, e não é pouco! […]