Suplementação na arte de envelhecer bem!
Suplementação na arte de envelhecer bem!
Envelhecer é algo inevitável, natural a vida, no entanto como vamos envelhecer é uma escolha ou pelo menos o resultado de como vivemos a nossa vida.
Hoje já sabemos que a genética não implica tanto em nossa vida quanto a epigenética que são nossas escolhas, hábitos e rotinas e que podemos através dela adoecer ou curar.
Quando falamos de envelhecer bem, falamos de envelhecer de forma saudável, com alegria, energia, mobilidade, poderíamos dizer corpo e mente saudáveis, equilibrados, dependendo minimamente de outras pessoas para realizar tarefas diárias.
Dessa forma investir diariamente na saúde se torna necessário para quem decidiu envelhecer de bem com a vida.
Manter corpo e mente ativos, disfrutar de bons momentos e boa companhia, se alimentar de forma equilibrada são algumas das ações que podemos ter em prol da nossa saúde ao longo dos anos.
Cientistas investigaram e descobriram nas últimas décadas, 5 regiões que possuem maior taxa de longevidade, são chamadas Zonas Azuis. Elas possuem um grande números de habitantes com mais de 100 anos e com baixas incidências a doenças associadas ao envelhecimento como doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e câncer.
E foi constatado que o estilo de vida foi o que impactou de forma tão positiva a vida dessas pessoas e não a sua genética ou seja a epigenética.
Na medicina integrativa abordamos hoje a importância de cuidar da saúde para não chegar na doença, e uma das formas desse cuidado é através da suplementação.
Muitos ainda entendem a palavra suplemento muito difundida anteriormente para atletas ou exclusivamente praticantes de musculação ou atletas de elite mesmo, mas hoje falamos muito sobre suplementos para prevenção ou promoção da saúde de todas as formas.
Particularmente gosto de abordar esse tema sempre que posso, para elucidar as possibilidades que temos para atuar na saúde a curto, médio e longo prazo.
Para exemplificar vou citar a Pandemia do Covid onde muitos suplementaram até mesmo sem orientação de profissional da saúde zinco, vitamina D, coenzima q10 entre outros, ou quando alguém está com uma queda capilar e toma um suplemento para diminuir essa queda.
Esse é apenas um pequeno exemplo sobre o que podemos suplementar já que tanto na área da saúde quanto na estética suplementos são muito bem vindos, e para o envelhecimento um investimento importante.
Agora não estou incentivando a auto suplementação assim como não recomendo de forma alguma a automedicação, para que seja um investimento em benefícios é imprescindível que seja personalizado para a sua necessidade e por isso é preciso um profissional da saúde habilitado.
Sempre que vou prescrever para meus clientes algum suplemento, faço uma consulta farmacêutica para saber suas particularidades e a partir daí a recomendação mais assertiva.
No entanto, existem alguns suplementos que já possuem seu reconhecimento quando o assunto é qualidade de vida e longevidade e que sempre estão nas minhas prescrições e ou recomendações no entanto apesar de muita oferta e marketing no mercado existem particularidades que vão entregar um suplemento com maior tecnologia, biodisponibilidade e consequentemente mais ação.
São eles: Maxsolve (coenzima q10 mais biodisponivel), Cureit (Cúrcuma Longa mais biodisponivel), Colageno do tipo II, Magtein ou Magnesio L treonato, PQQ, Tocomax ( tocotrienois na forma mais ativa e segura), Peptan (Peptideo de colágeno hidrolisado), entre muitos outros.
Mas fica uma recomendação muito importante, tenha um farmacêutico para chamar de seu e não compre sem orientação de um profissional da saúde.
Fabiana Mielli
3 Comentários
[…] Suplementação na arte de envelhecer bem! […]
[…] Suplementação na arte de envelhecer bem! […]
[…] Suplementação na arte de envelhecer bem! […]