Histórias de Vida Saúde

Separações e o luto interior

Separações e o luto interior

Separações e o luto interior

Meu nome é Bianca  e teoricamente  sou casada com Julio. Por muito tempo eu acreditei que minha maior vergonha seria ser uma mulher separada , aos 50 anos e com filhos mas, eu estava enganada…A minha maior vergonha tem sido explicar para todo mundo que estou vivendo uma separação.

Eu não me sinto casada mas, ainda moramos na mesma casa, eu ainda tenho desejos, volta e meia tento relembrar como era gostar de sexo como era ter prazer, mas quando olho para o Julio percebo que esse  lugar não pertence mais a ele. Junto com minha admiração o desejo e a vontade de ter sexo com ele sumiram.

Mas por que eu ainda estou aqui , vivendo essa relação quando na verdade para mim já acabou?

Enquanto Bianca falava, por alguns minutos me perdi nos meus próprios pensamentos…

A tristeza em sua voz me fez lembrar do mesmo sentimento diante de um luto. A palavra luto frequentemente é utilizada para definir o sentimento de dor ou tristeza profunda pela morte de alguém.

Mas luto também pode ser utilizado diante de uma separação, perdas de um feto , perda de um emprego e perdas de afeto.

Será que quando estamos nos separando não estamos nos despedindo dos nossos sonhos? Dos nossos projetos? De uma vida que idealizamos? E isso não envolve uma tristeza tão profunda que a melhor palavra para defini-la seria luto por uma separação?

Era assim que Bianca se sentia, enlutada. Se despedindo de sonhos, projetos e de toda uma vida que idealizou.

Provavelmente  em algum momento ela já sentiu raiva, já sentiu medo ou frustração. Mas agora o que ela mais sentia era duvida…”por que ainda estava ali?” era sua pergunta principal.

Ao contrário do que muitos pensam, se separar não é só fechar uma porta , mas sim fechar várias portas. Fecho porta dos meus sonhos e da mulher que ja fui um dia, mas entretanto me permiti abrir janelas e fazer novos sonhos e uma nova mulher surgir.

Não sei qual mulher surgiria depois desse luto de Bianca, mas eu estaria torcendo por todas as Biancas que por aí estejam vivendo esse processo que encontrem suas  janelas com novos sonhos e percebam que são mulheres incríveis.

Dra. Ana Flávia


Leia Também

Ana Flavia Dias
Sobre

Ana Flavia Dias

Ginecologista e terapeuta sexual... Amante da alma humana... Te ajudo a descobrir ou melhorar seu prazer sexual em todas as fases da vida.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *