Estamos de verdade querendo mostrar que continuamos jovens?
![Estamos de verdade querendo mostrar que continuamos jovens?](https://50cinquentando.com.br/wp-content/uploads/2023/05/50cinquentando_continuamos-jovens_1-770x470.png)
Estamos de verdade querendo mostrar que continuamos jovens?
Ao que tudo indica, parece que sim.
Há uma grande parcela das pessoas que nutre o desejo de permanecer com aparência jovem, retardando os sinais do envelhecimento físico. Para alguns, este desejo talvez demande atitudes simples de cuidados e auto-cuidados básicos e, para outros, a busca pela aparência jovem pode não ter limites.
Longe de julgamentos, este desejo pode ser menos impactante para indivíduos do sexo masculino porque o avançar da idade, os cabelos brancos e algumas marcas de expressão na pele são normalmente vistos como sinais de maturidade, o que é muito valorizado para nós homens.
Talvez por isto, há que se considerar que a imensa maioria dos homens pouco cuida de si mesmo e, ainda, começamos estes cuidados bem tardiamente em relação aos cuidados dispensados pelas mulheres a si próprias.
Até pouco tempo atrás, o mercado da beleza era absolutamente discreto para o mundo masculino porque a vaidade, geralmente associada ao mundo feminino, não era vista como “coisa de homem”.
![](https://50cinquentando.com.br/wp-content/uploads/2023/05/50cinquentando_continuamos-jovens_2.png)
Então, homens que se relacionam sexualmente com homens (indivíduos menos impactados pelos preconceitos associados ao feminino e por isto, tendem a cuidar melhor de si) começaram a aparecer nas mídias e, recebendo elogios das mulheres acabou por estimular a vaidade dos homens que se relacionam sexualmente com mulheres. Isto pode ter gerado uma onda de mais cuidados dos homens com si mesmos.
O termo metrossexual ficou difundido (diz-se de ou moderno narcisista, que gasta tempo e somas consideráveis de dinheiro com a aparência e seu estilo de vida.) e então, um franco e promissor mercado de produtos anti-envelhecimento e cosméticos, procedimentos estéticos, suplementos, dietas e exercícios voltados para a manutenção da juventude e da beleza, ganha força a cada dia.
![](https://50cinquentando.com.br/wp-content/uploads/2023/05/50cinquentando_continuamos-jovens_3.png)
Porém, nem tudo são flores. Há ainda uma forte pressão negativa para que, com o avançar da idade, nós homens continuemos úteis e ativos e ainda, fortemente associados ao trabalho, à produtividade, ao dinheiro e ao status.
“Antes tarde do que mais tarde” é uma reflexão de que gosto bastante. Nunca é tarde para começar uma rotina de cuidados e de auto-cuidados. A ciência e a tecnologia nos ajudam ajudam a manter o corpo em geral e a cabeça o mais saudáveis, autônomos e independentes possível. Mas é sempre importante ter em mente que envelhecer é um processo natural da vida e que a aparência de juventude não deve ser uma medida de saúde nem de felicidade.
Henrique Lamaita
![](https://50cinquentando.com.br/wp-content/uploads/2023/04/intercambio-50cinquentando-banner01-1024x201.png)
1 Comentário
[…] Estamos de verdade querendo mostrar que continuamos jovens? […]