Saúde

7 dicas para evitar e tratar assaduras nas coxas

7 dicas para evitar e tratar assaduras nas coxas

7 dicas para evitar e tratar assaduras nas coxas

O atrito na parte interna das coxas pode resultar em manchas ou em inflamações na pele

“O suor em excesso na região pode causar desconforto, dor e coceira, além de piorar a irritação e a inflamação da pele, prolongando a duração das assaduras. Nesse caso, é importante consultar um especialista em dermatologia que poderá recomendar o uso de medicamentos tópicos, como cremes ou pomadas contendo corticosteroides para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas”, explica dermatologista Dra Kely Pico. 

Além disso, as assaduras também podem ocasionar manchas temporárias na pele, que são resultado da irritação e inflamação nas coxas. Para clareá-las, é importante tratar adequadamente a região afetada. 

Algumas medidas específicas que ajudarão a evitar e tratar as assaduras nas coxas:


1. Mantenha a pele limpa e seca

É importante lavar suavemente a área com água e um sabonete suave e, em seguida, secar completamente a pele, especialmente entre as coxas, após o banho ou qualquer atividade que cause transpiração excessiva.


2. Evite roupas justas ou ásperas

Opte por roupas leves, folgadas e feitas de tecidos respiráveis, como algodão, que permitem a circulação do ar e reduzem a fricção entre as coxas. A depender da ocasião, uma boa dica é adotar o uso de short de algodão por baixo do vestido ou saia. 


3. Use talco ou produtos antifricção

Para reduzir o atrito, a fricção e a umidade, é interessante aplicar talco ou um produto antifricção, como cremes ou pomadas (nistatina + óxido de zinco), na área das coxas, formando uma camada protetora.



4. Faça pausas durante atividades físicas

Ao realizar atividades que envolvem movimentos repetitivos das pernas, é importante fazer pausas regulares para permitir que a pele respire. Além disso, é aconselhável carregar um paninho ou secar bem a região durante os exercícios.


5. Evite coçar ou esfregar a área afetada

Por mais difícil e tentador que seja, é importante evitar coçar ou esfregar a área afetada, já que isso pode piorar a inflamação e agravar os sintomas. Uma boa dica para que isso não aconteça é manter as unhas curtas e evitar qualquer ação que possa irritar ainda mais a pele, como o uso de cosméticos na região. 


6. Aplique compressas frias

Outra medida importante que pode ser adotada para aliviar a sensação de queimação e reduzir a inflamação é aplicar compressas frias feitas com uma toalha umedecida em água fria ou usando bolsas de gel resfriadas na área afetada. Basta aplicar suavemente sobre a pele e deixar agir por alguns minutos. 



7. Utilize protetor solar nas assaduras

Para clarear e proteger as manchas ocasionadas pela assadura, é recomendado evitar a exposição solar direta na região, além de usar protetor solar para prevenir o escurecimento do local. Caso as manchas persistam, é indicado o acompanhamento de um especialista para avaliação e tratamento adequado.

Dra Kelly Pico



Leia Também:

Kelly Pico
Sobre

Kelly Pico

Médica especialista em dermatologia estética, com mais de 22 anos de experiência. Sua abordagem empática e personalizada, aliada ao uso de técnicas inovadoras, resultam em tratamentos estéticos excepcionais. É reconhecida por sua dedicação aos pacientes e por proporcionar resultados naturais e harmoniosos. Sua experiência e compromisso com a excelência fazem dela uma profissional altamente recomendada no campo da dermatologia estética.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *