Estamos Vivendo o Século da Solidão
Estamos Vivendo o Século da Solidão.
Ter a família longe, mudança de cidade, relações vazias, pouca convivência com amigos, o individualismo exacerbado causado pela tecnologia… vários fatores podem fazer com que alguém se sinta sozinho mesmo em meio a uma multidão.
E com a maturidade podemos sentir esse impacto de maneira mais acentuada, devido à saída dos filhos de casa, inatividade, ou algum luto, por exemplo.
Mas saiba que a solidão faz parte da condição humana, é uma experiência universal, todos passamos por ela quando nascemos, morremos e em alguns momentos da vida. Está tudo bem. Não há vergonha em se sentir assim.
O problema é quando ela traz angústia, sofrimento, sensação de vazio e perda da autoestima.
A OMS aponta que a solidão já é uma emergência global de saúde. Por isso falar sobre esse assunto tem sido cada vez mais necessário.
Ocupar a mente com algo interessante como um curso, praticar o voluntariado, organizar reuniões familiares ou de amigos, viajar para conhecer novas pessoas, praticar atividade física, ter um animal de estimação e sair de casa todos os dias mesmo que seja para dar um “oi” ao porteiro, podem ser boas dicas para “enxotar” a solidão.
Quando estiver sozinha e indisposta tenha o telefone de uma pessoa de confiança por perto e, se for um sentimento recorrente, busque ajuda profissional.
O autoconhecimento pode transformar a solidão em solitude.
Vamos nessa?
Patrícia Ceola
1 Comentário
[…] Estamos Vivendo o Século da Solidão […]