A psiquiatria e os cabelos
A psiquiatria e os cabelos: tive a honra de entrevistar o psiquiatra Dr. Marco Antônio Spinelli. Leia a íntegra.
RF: Dr Spinelli, qual a relação entre Cabelos e Autoestima?
DR. SPINELLI: Antes de chegar na autoestima, a relação entre os cabelos e a Imagem Corporal é muito importante. Nos Campos de Concentração nazistas os prisioneiros tinham seu cabelo raspado, seja para evitar a proliferação de pragas e parasitas, seja para tirar das pessoas sua identidade e mesmo sua humanidade. Os cabelos estão muito relacionados com a identidade e a capacidade de projetar a sua imagem no mundo. Mudanças e perdas nos cabelos podem mudar muito a sensação de ser e de estar no mundo das pessoas, sobretudo do sexo feminino. Mas os homens também lutam bravamente por seus cabelos (rsrsr).
RF: E isso implica na construção da Autoestima?
DR. SPINELLI: Sem dúvida. A imagem do rosto é toda moldada pelos cabelos, eles definem a forma, a característica individual da pessoa e a imagem que ela passa imediatamente ao ser vista. Um cabelo descuidado normalmente é sinal de que algo não vai bem com seu proprietário, ou proprietária. Não é à toa que os cabelos movimentam uma indústria bilionária.
RF: Qual a relação entre Cabelos e Psiquiatria?
DR. SPINELLI: Existem muitos quadros psiquiátricos com relação com os cabelos: a Tricotilomania, que é um quadro de manipulação e arrancamento dos cabelos, por um mecanismo Obsessivo-Compulsivo. Tem quadros de Tricotilofagia, de pessoas que comem os próprios cabelos, mas não acho que esse seja o tema de nossa entrevista.
No geral, a queixa com os cabelos mais comum em nossa prática são as queixas de queda de cabelo e perda de suas características. Quando eu falo em aula que o estresse pode causar muitos prejuízos para a Saúde, como doenças cardíacas, infecciosas e inflamatórias crônicas, o impacto é bem menos seu falar que o cabelo vai perder o brilho, a cor, vai ficar seco e quebradiço (rsrsr). Aí é um deus-que-nos-acuda. E, de fato, isso acontece: o estresse do dia a dia, a má alimentação, os problemas com o seu sono podem causar problemas em nosso corpo inteiro, mas refletem na pele e nos cabelos, às vezes mais rapidamente.
RF: E o que o Dr. nos diz sobre as perdas de cabelo, como as Alopecias?
DR. SPINELLI: As alopecias são perdas importantes de cabelo que chegam a abrir lesões e perdas focais de cabelos, até a completa ausência de cabelos. São correlacionados com Estresse, quadros ansiosos ou depressivos graves e doenças autoimunes. Uma causa infelizmente comum de Alopecia vocês acompanham em seu estúdio, aquela causada por tratamentos medicamentosos, como a Quimioterapia. Essa perda de cabelo tem efeitos devastadores sobre a Autoestima e a Autoimagem das pessoas, sobretudo das mulheres.
RF:A falta de Cabelos e as Alopecias têm consequências em Psiquiatria?
Com certeza. A alteração da imagem das pessoas leva a isolamento social, baixa autoestima e, em casos extremos, Fobia de exposição social e Depressão. Eu costumo brincar que um psiquiatra tem que saber olhar cabelos, porque quando a pessoa melhora, seu cabelo melhora. Recuperar brilho, volume e sedosidade costuma indicar que o tratamento vai bem.
RF: Cuidar dos cabelos ajuda então seus tratamentos?
Recuperar a autoimagem de uma pessoa que perdeu seus cabelos pode mudar o rumo da vida de uma paciente. Por isso que eu acho que o trabalho que vocês realizam na sua empresa é tão importante e tão terapêutico na vida das pessoas. Deve ser muito recompensador ver os olhos das pessoas voltarem a brilhar quando recuperam sua autoimagem e sua identidade. Vocês estão de parabéns.
RF: Muito obrigada, doutor. Foi um prazer para nós termos essa conversa.
Dr. SPINELLI: Para mim também. Boa sorte a vocês e suas clientes.
Dr. Marco Antônio Spinelli é médico psiquiatra e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo.
Contato: consultório.maspi@gmail.com
Siga seus episódios no Instagram: @psiquiatra.de.estimaacao
Rosy Fharia