10 Estratégias para mulheres 50+
10 Estratégias para mulheres 50+
A mídia declarou que 70 é o novo 50, mas isso é realmente verdade?
Nesta fase da vida, muitas mulheres estão começando novas carreiras, viajando pelo mundo,
entrando em novos relacionamentos românticos e de amizade, se envolvendo em causas nas
quais acreditam e explorando coisas que sempre quiseram fazer.
Elas estão criando uma nova norma para mulheres de meia-idade e mais velhas, que
conquistaram o direito de deixar seu eu autêntico ser tão audacioso, corajoso e irreverente
quanto desejarem.
Mas, ao mesmo tempo, existe um paradoxo.
Nosso inconsciente coletivo é vítima de uma cultura que nos bombardeia continuamente com
mensagens sobre envelhecimento e saúde. Sem nem perceber, fomos condicionados a
acreditar que vamos lentamente declinar para um mundo de bengalas, andadores, memórias
perdidas e vida assistida quando chegarmos aos 80 anos.
Você tem a escolha de aceitar ou não o que nossa cultura lhe diz sobre envelhecimento e seu futuro.
Se você acreditar que sua vida vai desacelerar e suas capacidades vão diminuir à medida que
envelhece, então é exatamente isso que acontecerá.
Por outro lado, se você decidir que esta próxima fase da sua vida pode ser a mais interessante,
alegre e significativa, então você está no caminho certo.
Aqui estão 10 estratégias que vão te ajudar:
1° Faça de si mesma sua prioridade número 1
Embora possa parecer contra-intuitivo, a realidade é esta: se você cuidar do seu próprio bem-estar primeiro, terá mais energia para servir aos outros. Como as mulheres historicamente assumiram o papel de cuidadoras, é algo que fazemos reflexivamente.
Não há absolutamente nada de egoísta no autocuidado. Pelo contrário, é uma das coisas mais amorosas que você pode fazer, não apenas por si mesma, mas por aqueles ao seu redor.
2° Reflita sobre o que você deseja profundamente
Se alguém lhe perguntasse o que você quer da vida, como você responderia? Para muitas pessoas, a resposta inicial pode ser “mais dinheiro, uma casa maior, uma carreira de sucesso, a capacidade de viajar
quando e onde quiser, etc.”
Essas são todas coisas perfeitamente aceitáveis de se querer. Mas, geralmente, abaixo da superfície do “que você quer” está o que você deseja profundamente. Uma maneira de ir mais fundo é perguntar a si mesma “Como ter essas coisas realmente mudaria minha vida?” Em minha experiência como psicóloga, descobri que, ao entrar na meia-idade, o que as mulheres buscam tem algo a ver com encontrar mais significado na vida, ter um impacto no mundo, descobrir paz interior e experimentar liberdade.
3° Acredite nas suas próprias habilidades
Independentemente de como você viveu até este momento, agora é a hora de acreditar nas suas próprias habilidades. Uma vez que você reconheça que tem o poder e a capacidade de criar a vida que deseja
profundamente, ficará chocada com o que acontecerá. Você experimentará, profundamente em sua alma, o poder que possui, o que, por sua vez, a inspirará a fazer mudanças positivas. Nunca é tarde demais para sonhar e viver seu sonho!
4° Comprometa-se com um estilo de vida saudável
Boa alimentação, exercícios, redução de estresse e relacionamentos positivos são os pilares de uma vida saudável. Embora falemos muito sobre reduzir o estresse, a maioria de nós ainda leva uma vida
estressante.
Se você conseguir entender que 95% de todas as doenças estão relacionadas às escolhas de estilo de vida, isso pode chocá-la a tomar medidas e colocar sua saúde como prioridade máxima. A maioria das doenças que atribuímos ao envelhecimento tem muito mais a ver com a forma como vivemos do que com a nossa idade e genética.
Nunca é tarde demais para ficar saudável: existem inúmeras histórias de pessoas nos seus 60, 70 e 80 anos que transformaram sua saúde ao mudar sua
dieta, exercícios e sistemas de crenças.
5° Quebrar crenças limitantes
Se você encontrar sua voz crítica interior dizendo “Eu não posso”, “Eu não sou inteligente o suficiente” ou “Eu sou muito velha”, substitua essas frases por frases empoderadoras como: “Eu posso fazer qualquer coisa que me proponha a fazer”.
Lembre-se de que sua voz crítica interior é apenas seu gravador
pessoal que continua emitindo as mesmas mensagens antigas que tocam em seu cérebro há décadas. Com disciplina e desejo, você pode escolher se livrar desses pensamentos autossabotadores e substituí-los por pensamentos empoderadores.
6° Comprometa-se a aprender e crescer
Estudos sobre octogenários prósperos mostram que eles mantêm um estilo de vida ativo, são aprendizes ao longo da vida e continuam achando a vida emocionante e divertida. Experimente novas atividades com uma mentalidade de iniciante; explore, experimente e se destaque.
Aprenda um novo idioma, faça uma aula de arte ou dança, inscreva-se em um curso online ou em uma faculdade local, passe mais tempo na natureza ou comece um novo tipo de exercício.
7° Mantenha o foco no presente e no futuro
A verdade é que tudo o que qualquer um de nós tem é este momento: abrace-o plenamente. Mas também é saudável ter objetivos para o futuro.
Nunca esquecerei uma história que li em que o autor estava visitando um homem de 101 anos que acabara de plantar uma nova horta. Quando o autor o elogiou por quão bonita ela era, o octogenário respondeu algo como “Volte e veja daqui a dois anos.
Será realmente extraordinária então”. Quando você se levanta de manhã com objetivos a serem alcançados (pode ser caminhar mais alguns metros ou fazer mais repetições na academia), isso automaticamente desperta um senso de otimismo e propósito profundo em sua alma.
Pergunta: Você já pensou por que é tão chato estar perto de pessoas que falam constantemente sobre seu passado?
8° Desenvolva uma prática diária de gratidão
Leva apenas 5 minutos para integrar uma prática diária de gratidão em sua vida. Você pode fazê-lo pela manhã ou à noite antes de dormir. Eu amo fazer isso de manhã porque me permite começar o dia com uma mentalidade positiva.
A chave para obter o máximo dessa prática é permitir-se experimentar o sentimento de gratidão. Por exemplo, uma deliciosa xícara de café recém-coado, observar o céu ou um almoço com uma amiga querida são coisas para ser saboreadas e apreciadas.
9° Aprenda a dizer ‘não’
Isso é difícil para muitas mulheres fazerem; seja no trabalho ou até mesmo com seus próprios filhos, cônjuge ou amigos. E, nesta fase da vida, é um hábito tão profundamente arraigado em muitas mulheres que elas nem estão cientes de que estão fazendo isso.
Leva prática para se pegar no processo de se preparar para dizer ‘sim’ reflexivamente. Mas, uma vez que você pegue o jeito de não dizer ‘sim’ automaticamente, estará a caminho de aprender a dizer ‘não’ de maneira hábil e firme.
Você ficará encantada ao ver como fazer isso liberará sua agenda e energia para fazer
coisas que você deseja perseguir; além de liberá-la emocionalmente.
10° Mantenha um senso de humor
À medida que envelhece, é fácil ficar frustrada com certas coisas que não são mais tão fáceis para você (até mesmo inconveniências menores, como ler sem precisar de um par de óculos). Você pode internalizar a situação com uma voz crítica que diz “Droga, não acredito que tenho que usar óculos de leitura para tudo quando costumava ter visão perfeita”, o que terá um impacto negativo no seu
estado emocional.
Ou você pode escolher acomodar sua situação, certificando-se de ter óculos de leitura em casa, no local de trabalho e na bolsa. E lembre-se de ter a capacidade de rir de si mesma quando ainda não consegue encontrar um par quando mais precisa deles.
Manoela Carvalhaes
Leia Também
4 Comentários
[…] 10 Estratégias para mulheres 50+ […]
[…] 10 Estratégias para mulheres 50+ […]
[…] 10 Estratégias para mulheres 50+ […]
[…] Descobrindo a Felicidade Quando Procuramos no Lugar Certo […]