Saúde

Conheça o Flow, técnica de treinamento que desperta felicidade

Conheça o Flow, técnica de treinamento que desperta felicidade

Conheça o Flow, técnica de treinamento que desperta felicidade

Você acha difícil sentir felicidade? Quantas pessoas você conhece que buscam este estado de espírito todos os dias?

Foi para responder a estas questões que o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, professor Phd da Universidade de Chicago, criou na década de 70 a teoria de Flow e se tornou um dos principais pesquisadores da psicologia positiva no mundo. Csikszentmihalyi, em seu estudo sobre a felicidade, constatou que essa é uma situação de satisfação, de equilíbrio físico e psíquico.

“Um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo. Em essência, o flow é caracterizado pela imersão completa no que se faz e por uma consequente perda do sentido do espaço e tempo.”

Mihaly Csikszentmihalyi


A teoria do flow propõe que, para chegar no estágio mental, existe uma combinação ideal entre desafio e habilidade que resulta em um espectro de variações no padrão mental e que culminam no estado de flow (focado e feliz).

O gráfico elaborado por Mihaly ilustra de forma didática como ocorre essa interação. Nesta ilustração, o cérebro pode apresentar 8 níveis de motivação na ocasião de um desafio. O estado de flow seria alcançado pela plena harmonia entre o desafio e a habilidade exigida, resultando em prazer e total dedicação na tarefa exercida. Nesse momento, pode ocorrer tanta euforia que muitos limites podem ser quebrados e elevados acima do padrão habitual, melhorando a performance.

É atrás dessa tal felicidade e do equilíbrio mental que muita gente hoje procura uma academia de fitness com propostas diferenciadas, algo bem mais dinâmico, que possa ajudar em suas conquistas.


Gráfico de Mihaly

Hoje, mais do que nunca, o ser humano sabe da importância de fazer da atividade física algo natural de sua rotina diária. Assim, as pessoas não procuram apenas ir, treinar e sair. As pessoas gostam de se sentir acolhidas, gostam de se sentir bem. Hoje, o ambiente de uma academia pode e deve ser muito além do apenas momento hipertrofia e se tornar muito mais prazeroso na rotina do indivíduo. O estado de Flow pode proporcionar um ambiente agradável para todas as pessoas.

Chegar no momento Flow é alcançar um estado de consciência em que mente e corpo encontram-se em perfeita harmonia. Isso ocorre principalmente durante a realização de atividades que deixam as pessoas animadas e nas quais podem dar o seu melhor. Através da concentração extrema, dos desafios colocados e, especialmente, da motivação e do entusiasmo empregados na atividade, a pessoa pode entrar no chamado estado de Flow e não se dar conta do tempo e até da própria noção de indivíduo, sendo induzida a uma experiência de plenitude.

O profissional de educação física Raphael Gil Zakzuk, atual coordenador da academia Run2Fit, começou a trabalhar com aulas em grupos, nas quais propõe desafios para cada aluno, sem haver competição entre eles, apenas aplicando técnicas para fazer com que consigam conquistar e chegar no estado de Flow.

“As pessoas são feitas de energia e nada melhor do que usarmos a própria energia para motivar outras pessoas a produzirem mais energia! Quando estamos de bem com a vida, atraímos muitas coisas positivas e, hoje, a minha missão é essa: levar energia para as pessoas”, diz Gil.

Por ser a felicidade uma busca constante do ser humano, o Flow acaba também se aplicando a todos os públicos. Pessoas mais velhas, acima do peso, atletas, o que vale é a busca do prazer e, claro, da motivação de uma aula bem dada, de um treino bem realizado.



É o caso do empresário Marco Ariza, de 50 anos, que era do tipo que ficava no sofá enquanto a esposa e filha iam treinar. Hoje, Ariza confessa que praticar o Flow é como se estivesse vivendo a época do final do ano, a energia dos fogos do réveillon. “É nesse estado de espírito que entro quando eu estou fazendo Flow. Uma explosão de energia. E é ela que me move.”

A atleta Fernanda Ribas, 40 anos, achava que só precisava de peso e musculação, mas descobriu no Flow o incentivo para chegar no seu limite e aguentar mais. “O corpo, às vezes, quer parar, mas, se você tiver um trabalho psicológico, o corpo aguenta muito mais. Hoje, os meus treinos de musculação rendem muito mais, pois aprendi na aula em grupo como entrar no estado de Flow e aplico isso nos meus treinos de musculação. Me sinto muito mais motivada”, diz Fernanda.

Portanto, pode-se dizer que o Flow é uma ferramenta de incentivo, onde o educador físico fomenta e desperta o entusiasmo, que, de forma similar a uma meditação ativa, permite que o aluno se desapegue momentaneamente dos seus problemas e entre em conexão social positiva, com muita energia e liberação de endorfina.

E aí? Preparado para vivenciar uma experiência de Flow dentro de uma Academia?

Bom treino!

Bruno Stefhan



Leia também:

Bruno Sthefan
Sobre

Bruno Sthefan

Cardiologista & Médico do Esporte, Longevidade Saudável e Life Style, Tratamento de Obesidade Emagrecimento e melhora de composição corporal, Performance Esportiva & Reposição Hormonal.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *